Desde o início das nossas actividades na década de 1980, o Grupo VMD investe em pessoas e comunidades que impulsionam o desenvolvimento económico do país.
Construir o futuro de Angola requer conhecer o seu passado. Há 35 anos que identificamos lacunas na economia angolana e investimos em empresas para preenchê-las. De shopping centers a hospitais a empresas de transporte, estruturamos investimentos e empresas em uma vasta gama de sectores.
Hoje, as nossas empresas empregam diretamente mais de 6.000 pessoas e contribuímos para o emprego indirecto de outras milhares de pessoas.
Investimos na educação e formação técnica dos nossos colaboradores, e seguimos um Código de Conduta guiado pelas Diretrizes de Compliance e Integridade do Banco Mundial.
Acreditamos que Angola só pode prosperar se houver igualdade de oportunidades em todo o país - é por isso que as nossas empresas operam em todas as 18 províncias de Angola. Trabalhamos com investidores dentro e fora de Angola para construir relações e criar mais oportunidades de investimento em todo o país.
Valdomiro Minoru Dondo visita Angola pela primeira vez – como representante de uma cadeia de supermercados brasileira – para facilitar as compras a granel de alimentos básicos por parte do Governo angolano.
O Grupo VMD é fundado e sua principal atividade comercial é a comercialização de alimentos básicos.
O Grupo VMD estabelece a primeira e maior empresa privada de transporte em Angola.
O fim da Guerra Civil de Angola traz a liberalização económica, à medida que o país começa a migrar para a privatização dos negócios. O Grupo VMD inicia investimentos em setores estruturantes, como saúde, bancos e tecnologia de informação.
Com o apoio do Grupo VMD, abre-se ao público o Belas Shopping, o primeiro shopping center de Angola – com uma área de quase 120 mil metros quadrados.
O Grupo VMD lidera o projecto do Programa Nacional de Bilhetes de Identidade de Angola, criando uma base de dados e permitindo o registo e distribuição de cartões de identificação biométricos modernos para toda a população angolana.
O Grupo VMD e parceiros de investimento internacionais inauguram o Luanda Medical Center, um hospital privado de última geração na capital angolana.
As minas de ouro do Grupo VMD em Cabinda tornam-se as primeiras minas a produzir industrialmente e exportar ouro desde a década de 1970, um testemunho da contribuição do Grupo VMD para a diversificação económica no país.
À medida que as reformas governamentais reforçam ainda mais o clima de investimento privado em Angola, o Grupo VMD continua a expandir e diversificar o seu portfólio com investimentos na agricultura, mineração, petróleo e telecomunicações.
Valdomiro Minoru Dondo é o fundador e presidente do Grupo VMD
Nascido no Brasil, os laços de Valdomiro Minoru Dondo com Angola começaram em 1984, quando, na sua qualidade de diretor de trading para a rede de supermercados brasileira Disco, ele ajudou a facilitar a compra de alimentos básicos a granel pelo Governo angolano durante o período da Guerra Civil. Através deste trabalho, Minoru criou laços com as pessoas, negócios e a cultura de Angola, acabando por fazer do país a sua casa.