A NOSSA HISTÓRIA

Desde o início das nossas actividades na década de 1980, o Grupo VMD investe em pessoas e comunidades que impulsionam o desenvolvimento económico do país.

Construir o futuro de Angola requer conhecer o seu passado. Há 35 anos que identificamos lacunas na economia angolana e investimos em empresas para preenchê-las. De shopping centers a hospitais a empresas de transporte, estruturamos investimentos e empresas em uma vasta gama de sectores.

Hoje, as nossas empresas empregam diretamente mais de 6.000 pessoas e contribuímos para o emprego indirecto de outras milhares de pessoas.

Investimos na educação e formação técnica dos nossos colaboradores, e seguimos um Código de Conduta guiado pelas Diretrizes de Compliance e Integridade do Banco Mundial.

Acreditamos que Angola só pode prosperar se houver igualdade de oportunidades em todo o país - é por isso que as nossas empresas operam em todas as 18 províncias de Angola. Trabalhamos com investidores dentro e fora de Angola para construir relações e criar mais oportunidades de investimento em todo o país.

Valdomiro Minoru Dondo é o fundador e presidente do Grupo VMD

Nascido no Brasil, os laços de Valdomiro Minoru Dondo com Angola começaram em 1984, quando, na sua qualidade de diretor de trading para a rede de supermercados brasileira Disco, ele ajudou a facilitar a compra de alimentos básicos a granel pelo Governo angolano durante o período da Guerra Civil. Através deste trabalho, Minoru criou laços com as pessoas, negócios e a cultura de Angola, acabando por fazer do país a sua casa.

Minoru contribuiu para o crescimento e diversificação económica de Angola através de inúmeros negócios, investimentos e iniciativas filantrópicas ao longo das últimas quatro décadas. Numa altura em que a economia angolana era dominada pelas indústrias extractivas, Minoru anteviu o potencial para um sector de consumo robusto, liderando a criação do primeiro centro comercial do país. Minoru também investiu nos sectores imobiliários e construção civil, e desempenhou um papel crítico no desenvolvimento dos crescentes sistemas de saúde e transporte urbano de Angola.

Com uma extensa experiência local e relações de confiança entre indústrias, Minoru é regularmente consultado por entidades que procuram investir capital em Angola. Com instintos empreendedores e um histórico de sucesso, Minoru tem ajudado a atrair um volume significante de investimento estrangeiro directo para a economia angolana.

Além dos seus interesses comerciais, Minoru contribui para uma série de projetos filantrópicos. Ele é o patrocinador do concurso Miss Angola, um projecto procura capacitar as mulheres angolanas e aumentar a conscientização sobre o HIV no país. Minoru também fundou a Escola da Música de Luanda, que, como primeira escola de música sem fins lucrativos do país, foi um dos principais contribuintes para a revitalização das artes após os longos 27 anos de guerra civil em Angola. Minoru também ajudou a financiar uma ampla gama de hospitais e escolas em todo o país.