As contribuições do Grupo VMD para Angola vão muito além dos investimentos e da criação de empregos – estendem-se à promoção de boa governança corporativa, protecção ambiental, saúde e bem-estar.
Em 2019, para garantir que todas as empresas de Grupo VMD operem com os mais altos padrões éticos, a direcção do nosso Grupo investiu recursos significativos para estabelecer protocolos e procedimentos de governança a par dos países e economias mais avançadas. O resultado deste esforço foi o estabelecimento de um Código de Conduta formal guiado pelas Diretrizes de Compliance e Integridade do Banco Mundial.
A província de Cabinda, em Angola, abriga algumas das minas de ouro mais promissoras da África, onde o Grupo VMD está a investir milhões de dólares para o seu impulsionamento. Para garantir que o desenvolvimento económico dessas minas em Cabinda não seja feito à custa do meio-ambiente, as nossas empresas de mineração estabeleceram uma iniciativa para reflorestar áreas impactadas pela sua actividade mineira, incluindo a construção de um viveiro de mais de 5.000 mudas de árvores. O Grupo VMD planeja explorar projetos semelhantes em outros futuros locais de mineração na região.
A hidrocefalia é o acúmulo de fluidos nas cavidades profundas do cérebro, mais comum entre bebês e tratável com cirurgia. O Hospital de Hidrocefalia de Luanda é um projeto que foi iniciado em 1996 por cirurgiões locais que realizam cirurgias pro-bono em crianças de todo o país. Desde 2016, o Grupo VMD suportou integralmente os custos de mais de 500 cirurgias, impactando a vida de milhares de crianças e familiares.
Valdomiro Minoru Dondo e o Grupo VMD são os patrocinadores do concurso Miss Angola, um concurso anual que procura capacitar as mulheres angolanas e angariar fundos para causas sociais críticas, incluindo a consciencialização do HIV. A competição é uma fonte de orgulho nacional, sendo que em 2011, a Miss Angola Leila Lopes ganhou o título de Miss Universo.